quarta-feira, 6 de junho de 2007

A Violência e o Pan


Faltam trinta e poucos dias para que seja dado início aos Jogos Panamericanos 2007 começarem. Como já repetida por várias vezes, o Pan 2007 acontecerão na cidade do Rio de Janeiro, recinto de muita violência e falta de segurança.
A Polícia Militar já sobrecarregada e, por muitas vezes, não conseguindo cumprir com seu papel,vai fazer ações de combate ao tráfico, caso seja necessário. Eu e a população do Rio quase inteiro nos perguntamos: “Se eles não conseguem combater o tráfico o ano todo o que faz eles pensarem que podem acabar com a violência durante alguns dias? Uma Força Nacional de Segurança que subiu as favelas por meia dúzia de vezes e não tem preparo quase nenhum para combater os sanguinários que estão fortemente armados no alto das favelas? Um exercito sucateado com pessoas, que em sua maioria, são moradores daquelas comunidades”?
O Rio de Janeiro sofre cada vez mais com a violência.Vemos o caso lá do Complexo do Alemão, já não é mais notícia, já virou estatística e a polícia não consegue chegar ao alto da favela. É visível que nenhum esquema de segurança milagroso vai salvar o Rio da desordem urbana que foi implantada por aqui.
Apenas para voltar ao esporte, eu queria entender como um turista ou um atleta vai passar na frente da Rocinha ou do Vidigal e se sentir seguro sabendo que na cidade o que domina é a falta de segurança?

Nenhum comentário: